A fim de efetivar os direitos humanos e promover o desenvolvimento sustentável nas esferas social, econômica, ambiental e institucional, a Organização das Nações Unidas estabeleceu 17 objetivos a serem alcançados até 2030 no Brasil e no mundo por meio da Agenda 2030.
É um compromisso assumido por líderes de 193 Países, inclusive o Brasil, e coordenada pelas Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), nos termos da Resolução A/RES/72/279.OP32, de 2018, da Assembleia Geral da ONU.
São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas a serem atingidas no período de 2016 a 2030, relacionadas a efetivação dos direitos humanos e promoção do desenvolvimento, que incorporam e dão continuidade aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a partir de subsídios construídos na Rio + 20.
Por meio da Portaria 133/2018, foi instituído no CNJ, Comitê Interinstitucional destinado a avaliar a integração das metas do Poder Judiciário às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, e elaborar relatório de trabalho com apoio de todos os Tribunais do País, cuja composição consta da Portaria CNJ 148/2018.
O Cartório Colorado tem abraçado o compromisso institucional assumido pelas entidades representativas de classe, ANOREG/CE e SINOREDI/CE com vistas à implementação de políticas voltadas à efetivação dos Direitos Humanos e à Promoção do Desenvolvimento Sustentável, os quais se constituem em metas do Poder Judiciário, conforme os parâmetros definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nos termos do artigo 3°, parágrafo 2° do Provimento n.85/CNJ.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
No nosso cartório, estamos comprometidos em adotar práticas mais sustentáveis à medida que avançamos no tempo. Parte desse esforço está alinhada com a Agenda 2030, um movimento global que visa melhorar a qualidade de vida e preservar nosso ambiente. Para isso, implementamos a seleção criteriosa de lixo reciclável, promovemos o uso consciente da água e gerenciamos de forma eficiente a energia. Além disso, estabelecemos um sistema de rodízio para equipamentos eletrônicos, prolongando sua vida útil e reduzindo o desperdício. Também asseguramos o descarte correto do papel gerado pelo cartório, encaminhando-o para reciclagem. Aqui, evitamos usar utensílios descartáveis, como copos e talheres, os pouco descartáveis que usamos são biodegradáveis. Com essas ações, estamos contribuindo para um futuro mais responsável, comprometidos em fazer a nossa parte para um mundo mais sustentável. Continuaremos a buscar oportunidades e melhorias adicionais para minimizar nosso impacto ambiental e promover uma cultura de consumo e produção responsáveis.
Clique aqui para saber mais sobre a Agenda 2030 diretamente do Conselho Nacional de Justiça.
Cartório Colorado . 8º Ofício | Registro Civil, Títulos e Documentos, Pessoas Jurídicas | DF
Oficial Titular: Marcus Vinícius Alves Porto
Acompanhe nas redes
Perguntas frequentes
Clique para abrir o WhatsApp
SPMN, lote 2, loja 102, Lago Norte, Sobradinho, Brasília - DF - 71.560-100
Segunda a sexta, exceto feriados.
09:00 as 17:00