Microchip em animais

microchip

A importância do Microchip

Garantir que seu animal de estimação possa ser identificado faz parte de uma posse responsável. Assim, a aplicação de microchip oferece uma maior segurança, trazendo a você mais tranquilidade. E lembre-se: sempre inclua o número do microchip no registro do seu animal para formar a cadeia de segurança!

microchip é um aparelho eletrônico bem pequeno envolto em um cilindro de ar, do tamanho de um arroz. Ele usa ondas de rádio para transmitir informações armazenadas em um sistema. Essas informações são lidas com um scanner especial. Quando é ativado, o microchip emite uma freqüência de rádio e o número de identificação daquele chip aparece no scanner. Esse número contém um código exclusivo e inalterável.

Microchips de pets não precisam ser carregados na energia e não possuem partes móveis. O material que compõe o aparelho é compatível com o corpo do animal, então infecções e rejeições acontecem raramente.

Procedimento

O procedimento de microchipagem consiste na implantação de um sistema eletrônico com uma agulha hipodérmica, debaixo da pele do pescoço. O procedimento não utiliza anestesia local, visto que é praticamente indolor, assim como uma injeção. O microchip é inserido sob a pele e é incorporado e fixado em até 24 horas. Esse sistema é a forma mais segura e moderna de manter seu animal identificado e vinculado ao registro respectivo.

Vantagens do microchip

Ter seu animal de estimação com microchip significa que ele sempre poderá ser identificado, bem como seu guardião. Se esse animal se perder ou for levado para alguma clínica veterinária, centro de resgate, posto policial ou abrigo, ele será “escaneado” para verificar a presença de algum microchip. Isso permitirá a identificação do número do microchip. Com esse número e a certidão do registro, o guardião demonstra ser o legítimo responsável pela guarda do animal.

Por isso, antes de registrar seu animal doméstico, procure clínicas conveniadas que façam a inserção da microchipagem de forma segura e eficiente!

Prescindível para o registro

Apesar da importância, o microchip não é exigido para registrar em Títulos e Documentos o seu pet e adquirir sua certidão. O Cartório Colorado ao registrar seu animal, solicita apenas a documentação pessoal do guardião e da testemunha, bem como os dados que caracterizam o animal.

Em seguida, esses dados serão compilados em forma de registro e se emitirá uma certidão de registro que comprova que aquele pet está sob suas responsabilidades.

Dúvidas? Envie-nos um WhatsApp por aqui.

Siga-nos em nossas redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube – Cartório Colorado